quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As marcas mais valiosas do mundo

Coca-cola continua sendo a número 1, mas empresas de tecnologia como Google e Apple sobem alguns degraus no levantamento da Interbrands
Por Época NEGÓCIOS Online

Além da forte presença entre as Top 10, a empresas de tecnologia foram as que apresentaram a maior valorização de marca. As três maiores altas foram da Apple (37% ), do Google (36%) e do BlackBerry (32%), a marca da fabricante de smartphones RIM.
Os bancos, que no ano passado sofreram com a crise econômica mundial, este ano tiveram a chance de recuperar a reputação. As instituições que melhor se recuperaram da forte turbulência, tiveram também um aumento na percepção de suas marcas. O JP Morgan, que lucrou US$ 11 bilhões em 2009 e US$ 4,8 bilhões no segundo trimestre do ano, teve sua marca valorizada em 29%.


As marcas que mais ganharam valor
1 Apple +37%
2 Google +36%
3 BlackBerry +32%
4 JP Morgan +29%
5 Allianz +28%

Fonte: Best Global Brands/Interbrand

No outro extremo, as marcas que mais perderam valor foram a Harley Davidson (-24%), Toyota (-16%), Nokia (-15%), Dell (-14%) e Citi (-13%). Na avaliação da Interbrands, a principal razão para a desvalorização da marca Harley, foi a percepção de que em tempos de crise uma motocicleta torna-se uma compra irrelevante. A Toyota, que sempre foi vista como uma marca confiável, perdeu muito com os sucessivos recalls realizados durante este ano. Nokia e Dell, apesar de serem empresas de tecnologia, não têm lançado produtos suficientemente inovadores para atrair a admiração dos consumidores, como fazem Google e Apple.

As marcas que mais perderam valor
1 Harley Davidson -24%
2 Toyota -16%
3 Nokia -15%
4 Dell -14%
5 Citi -13%

Fonte: Best Global Brands/Interbran

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